terça-feira, 26 de agosto de 2014

A pergunta que não quer calar... que intercâmbio você quer fazer?

Bom, tenho que voltar lá atrás nos tempos de facul. Estudei administração e fiz ênfase em comércio exterior, saber inglês seria algo vital para minha profissão. Tinha aula de inglês na facul. com uma professora maravilhosa e na época - segundo semestre de 2005 ela comentou que iria passar um mês em Londres fazendo um curso e quem quisesse e pudesse poderia acompanha-la já que ela já conhecia a cidade e tal.

Fiquei com uma mega vontade de ir, mas quando ela apresentou o orçamento achei meio pesado e também na época a libra estava custando 5,00 o que iria encarecer ainda mais o programa, foi quando comecei a pesquisar outras opções de países que a língua nativa fosse o inglês e dentre as opções que encontrei a que melhor atendia as minhas necessidades foi o Canadá, sem falar que dois meses no Canadá significava um em Londres, tudo bem que Londres é Londres né? Mas era uma questão de ser racional e escolher o melhor custo benefício.

Pesquisando sobre as cidades mais cotadas, a que mais me identifiquei foi Montreal, dentre tantos motivos a vida cultural me atraía muito e também a sensação de estar em Londres e Paris ao mesmo tempo. Acertei tudo com a agência e fui passar dois meses e meio lá com visto de estudante. Foi tudo muito rápido e fácil, não precisei ir ao consulado. A agência me ofereceu várias opções de escolas e cursos e optei por estudar full time na International Language School of Canada. Uma escola de ótima localização e que oferece vários tipos de programas e tal. Também escolhi ficar em homestay porque queria ter uma convivência com nativos e também como seria por pouco tempo (apenas o período de férias da faculdade entre um semestre e outro) queria aproveitar bem meu tempo sem tem maiores preocupações.

Fui muito feliz com a minha hostfamily, eram um amor, além da casa deles ser muito bem localizada o que me possibilitou muita liberdade pra sair e chegar sem maiores preocupações.

Old Montreal :-) December, 2005


O problema é que eu não tinha experiência sobre viagem internacional e muito menos sobre estudo lá fora e quando voltei soube que o Canadá tinha um programa de estudo e trabalho, onde você passa 3 meses estudando e ganha o direito de trabalhar por mais 3 meses, ou estuda 6 e trabalha 6. Me senti meio frustrada, com a sensação de que poderia ter aproveitado muito mais e gastado muito menos e fiquei chateada porque a agência não me mostrou essa opção :/

Foi quando conheci o programa de Au Pair nos Estados Unidos e vi que seria uma ótima opção pra mim já que eu queria fazer um intercâmbio maior, gosto muito de crianças e o custo benefício era totalmente viável. Mas, não deu e passei da idade de poder ir pros EUA, fiquei com esse sonho adormecido até que ano passado num grupo de facebook conheci uma garota super legal (Isabela Gesteira) que me falou sobre o programa de Au Pair na Holanda e descobri que ainda seria possível realizar meu sonho. Yehhhh!

E desde então estou me organizando e planejando isto. E aos poucos vamos detalhando todo o processo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário