segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Quais agências oferecem o programa de Au Pair pra Holanda?

Que eu tenha conhecimento, as agências que oferecem o programa de Au Pair pra Holanda são: HBN, House of Orange , Au Pair Amsterdam , CI e a World Study. Sendo que a Au Pair Amsterdam não tem representante no Brasil sendo necessário entrar em contato diretamente com a agente de lá.

Mas, qual a melhor? Acho que cada uma tem seus prós e contras e você deve considerar suas expectativas sobre a agência e como funciona o programa em cada uma delas, porque embora a lei delimite algumas regras, tem processos que são peculiares de cada agência, cabe a cada uma entrar em contato e ver a que melhor atende as suas necessidades.


Eu escolhi a HBN! E posso falar de como está sendo até agora. Uma amiga me indicou em novembro do ano passado e me passou os forms, mas como eu estava terminando uma pós-graduação e estava fazendo um artigo científico para entregar como trabalho de conclusão de curso, estava numa correria e não parei pra preencher esses forms, só dei uma olhada no que seria necessário. A princípio quero logo declarar que me arrependo muito de não ter começado a preencher os forms antes, mesmo que eu só pudesse embarcar a partir de maio/2014, porque perdi a época da alta temporada que é agosto/ setembro.

E o que precisa na HBN?

- Assinar um termo de compromisso de que quando chegar na Holanda você vai fazer teste de tuberculose
- Um atestado do seu médico que você está bem de saúde e não possui uma série de doenças especificadas no form.
- Preencher seu application , que é um formulário onde você vai falar sobre vc, sua experiência profissional e com as kids e o que vc espera do programa etc. (ps deixem pra preencher quando estiverem mais próximo de enviar porque o arquivo pode mudar)
- Escanear todas as páginas do seu passaporte
- Assinar uma declaração que você nunca esteve ilegal na Holanda
- Fazer a carta de apresentação pra família
- Enviar fotos suas, com kids, famílias e amigos (pode ser montagem)
- Ficha de antecedentes criminais (que pode ser do site da Policia Federal, mas se você não conseguir - como foi meu caso - terá que ir pessoalmente a uma delegacia mais próxima pra solicitar e demora de 3 a 5 dias úteis)
- Contrato com a agência assinado.

No mais você tem que contribuir com 300 euros para o valor do seu visto (o visto custa 600,00 euros) , paga 30 euros de taxa de inscrição e terá que arcar com os custos de viagem para se dirigir a SP, Rj ou Brasília e ir fazer a biometria, etc. Sobre a passagem do Brasil pra Holanda existem várias opções, desde a au pair arcar com o valor total, o valor ser divido ou a família pagar tudo, vai depender da família que você conseguir. Eu coloquei a opção de contribuir com 300 euros de passagem e ao final do programa se eu não tiver um rematch a família me reembolsa. 

Também é preciso tirar uma segunda via da certidão de nascimento, encaminhar pra ser autenticada no Ministério das Relações Exteriores e depois fazer a tradução juramentada, que até onde sei pode ser pro inglês ou holandês - ATENÇÃO: deixe pra fazer esse processo quando tiver um match porque pro consulado tem validade de 6 meses e a tradução também precisa constar a autenticação do MRE.

Depois de entregar o appliction é hora de se preparar para as entrevistas até que possa ficar "online" (disponível para as famílias).

Destacando um ponto positivo da HBN é que as duas agentes já foram au pair e tendo elas vivido isso em primeira pessoa sem dúvidas são compreensíveis e sabe o que iremos encontrar, podem aconselhar e fazer com que nos sintamos mais seguras nessa empreitada. Também acho legal o feedback que elas dão pras meninas que estão lá, acompanhando-as para q as mesmas possam aproveitar seu ano o máximo possível :-)

É isso, próximo post falo sobre as entrevistas... see u as soon as possible 

xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário